O projecto de Promoção de Saúde dos Adolescentes no Niassa (ProDISA), implementado pela Associação Amigos da Criança Boa Esperança (ACABE) no âmbito do objectivo 4 SIDA em parceria com o Ipas Moçambique e com apoio da Embaixada da Suécia, realizou uma formação para líderes comunitários no distrito de Lichinga, nas temáticas de Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos (SDSR) e Violência Baseada no Género (VBG). A capacitação contou com a participação de 20 participantes, sendo 15 homens e 5 mulheres e foram abordados assuntos como Saúde Sexual e Reprodutiva, Violência Baseada no Gênero e Ciclo Menstrual.
Durante a formação, os participantes aprenderam sobre encaminhamento de casos de VBG, factores culturais e sociais que contribuem para a violência, e o papel da liderança comunitária na prevenção. O líder comunitário Amine presente na formação disse: "𝘈𝘨𝘰𝘳𝘢 𝘦𝘯𝘵𝘦𝘯𝘥𝘪 𝘲𝘶𝘦 𝘢 𝘷𝘪𝘰𝘭𝘦̂𝘯𝘤𝘪𝘢 𝘣𝘢𝘴𝘦𝘢𝘥𝘢 𝘯𝘰 𝘨𝘦́𝘯𝘦𝘳𝘰 𝘯𝘢̃𝘰 𝘦́ 𝘢𝘱𝘦𝘯𝘢𝘴 𝘶𝘮𝘢 𝘲𝘶𝘦𝘴𝘵𝘢̃𝘰 𝘥𝘦 𝘮𝘶𝘭𝘩𝘦𝘳 𝘤𝘰𝘯𝘵𝘳𝘢 𝘩𝘰𝘮𝘦𝘮 𝘰𝘶 𝘩𝘰𝘮𝘦𝘮 𝘤𝘰𝘯𝘵𝘳𝘢 𝘮𝘶𝘭𝘩𝘦𝘳. 𝘌́ 𝘶𝘮𝘢 𝘲𝘶𝘦𝘴𝘵𝘢̃𝘰 𝘲𝘶𝘦 𝘢𝘧𝘦𝘵𝘢 𝘵𝘰𝘥𝘰𝘴 𝘯𝘰́𝘴, 𝘤𝘰𝘮𝘰 𝘤𝘰𝘮𝘶𝘯𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦."
Outrossim, O chefe do posto administrativo de Meponda destacou a importância da formação: "𝘌𝘴𝘵𝘢𝘮𝘰𝘴 𝘱𝘳𝘰𝘯𝘵𝘰𝘴 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘵𝘳𝘢𝘣𝘢𝘭𝘩𝘢𝘳 𝘦𝘮 𝘤𝘰𝘯𝘫𝘶𝘯𝘵𝘰 𝘤𝘰𝘮 𝘰𝘴 𝘭𝘪́𝘥𝘦𝘳𝘦𝘴 𝘤𝘰𝘮𝘶𝘯𝘪𝘵𝘢́𝘳𝘪𝘰𝘴 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘱𝘳𝘦𝘷𝘪𝘯𝘪𝘳 𝘢 𝘷𝘪𝘰𝘭𝘦̂𝘯𝘤𝘪𝘢 𝘣𝘢𝘴𝘦𝘢𝘥𝘢 𝘯𝘰 𝘨𝘦̂𝘯𝘦𝘳𝘰 𝘦 𝘱𝘳𝘰𝘮𝘰𝘷𝘦𝘳 𝘢 𝘴𝘢𝘶́𝘥𝘦 𝘥𝘰𝘴 𝘢𝘥𝘰𝘭𝘦𝘴𝘤𝘦𝘯𝘵𝘦𝘴. 𝘌́ 𝘧𝘶𝘯𝘥𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘢𝘭 𝘲𝘶𝘦 𝘰𝘴 𝘭𝘪́𝘥𝘦𝘳𝘦𝘴 𝘤𝘰𝘮𝘶𝘯𝘪𝘵𝘢́𝘳𝘪𝘰𝘴 𝘴𝘦𝘫𝘢𝘮 𝘵𝘳𝘦𝘪𝘯𝘢𝘥𝘰𝘴 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘢𝘣𝘰𝘳𝘥𝘢𝘳 𝘦𝘴𝘴𝘢𝘴 𝘲𝘶𝘦𝘴𝘵𝘰̃𝘦𝘴 𝘪𝘮𝘱𝘰𝘳𝘵𝘢𝘯𝘵𝘦𝘴".
Parceiro: Ipas Moçambique
Financiado por: Embaixada da Suécia em Moçambique
Com apoio do povo sueco através da Agência Sueca de Cooperação para Desenvolvimento (SIDA).



