Sobre nós
Marco historial
Transformando vidas, construindo futuros
A ACABE teve a sua génese no seio de membros fundadores que, inicialmente, integravam programas da Organização Continuadores de Moçambique (OCM) – Secretariado Provincial do Niassa. Confrontados com limitações para a implementação de actividades voltadas à promoção dos Direitos da Criança, e incentivados por conselhos de parceiros e amigos, surgiu a necessidade de criar uma estrutura autónoma, fora do âmbito da OCM.
Criação do Grupo Musical Boa Esperança
É criado o grupo com foco em actividades culturais como música, teatro, canto coral e poesia, abordando temas como saúde pública e direitos sociais.
Através dessas expressões culturais, o grupo contribuiu activamente para a disseminação de mensagens de interesse público, abordando temas como doenças endémicas (malária, HIV/SIDA, cólera, sarampo), bem como participando em eventos de recepção a figuras de destaque, incluindo os Ex-Presidentes da República Joaquim Alberto Chissano e Armando Emílio Guebuza, entre outros dirigentes nacionais.
O crescente reconhecimento e impacto das suas actividades impulsionaram o grupo a formalizar-se como organização legal, com o objectivo de garantir enquadramento jurídico e possibilitar o acesso a apoios e doações institucionais. Por recomendação do então Governador da Província do Niassa, Dr. David Simango, foi elaborado o Anteprojecto de Estatutos e iniciadas diligências para a legalização da organização.
Tendo em conta que a maioria dos seus membros fundadores eram crianças e adolescentes, o grupo adoptou a designação ACABE – Associação Amigos da Criança Boa Esperança.
2002
A 14 de Março de 2002, realiza-se a Primeira Assembleia Constituinte da ACABE – Associação Amigos da Criança Boa Esperança, marcando formalmente o nascimento da organização.
2003
A ACABE é reconhecida oficialmente pelo Governo Provincial do Niassa em 20 de Maio de 2003, ganhando legitimidade para operar como associação legal.
2004
A nível nacional, a ACABE é reconhecida em 23 de Junho de 2004, com a sua publicação no Boletim da República nº 25, III Série, consolidando sua actuação em Moçambique.

Missão
Desenvolver uma Sociedade Justa. em que os Direitos da Criança são Promovidos e Protegidos.
Visão
Uma Sociedade Justa livre da Violação Direitos da Criança e por uma integração Infantil Sustentável na vida Comunitaria
Objectivos
Desenvolvimento Humano
Promover o desenvolvimento sã e harmonioso da criança, adolescente, jovem e a comunidade em geral, proporcionando-lhes uma educação baseada em valores culturais, morais e cívicos para uma adequada formação da personalidade humana.
Preservação Tradicional
Promover o desenvolvimento cultural, através de registos, gravação e divulgacão de principais danças tradicionais do pais e da Provincia do Niassa em particular;
Bem-Estar Comunitário
Celebrar acordos com instituições do Estado e de outras organizações em todas acções que visem melhoria das condições da criança, adolescente, jovem e a comunidade em geral;
Comunicação e Promoção
Prestar serviços a entidades interessadas na divulgação de assuntos de interesse nacional ou provincial;
ÁREAS DE INTERVENÇÃO
Direitos da Criança
Monitoria e Advocacia em Direitos da Criança;
Associativismo juvenil e Facilitar o acesso Registo de Nascimentos
Cultura (Musica e Dança Tradicional, Teatro) Educação
Apoio Directo aos Grupos Vulneráveis
Desenvolvimento Comunitários
Prevenção do HIV/SIDA
Grupos de Poupança e Crédito Rolativo
Clubes Ambientais
Empoderamento da Mulher
Masculinidades Positivas
SECTORES ALVOS E DE COORDENAÇÃO
Educação
Saúde e Acção Social
Justiça
Governo
Metas
Contribuir para a realização do PNACII
PQGS
Agenda 2025
PARP
Objectivos de Desenvolvimentos sustentáveis relacionados criança

Laurentino José Rubene
Presidente do conselho de direcção

Victor Maulana
Coordenador executivo

Lagrima António
Oficial de Programas

Márcia Munzeza
Gestora Financeira

Baptista Issufo
Assistente Financeiro

Benvindo João
Oficial de comunicação

Iracema de Sousa
Oficial de Monitoria e Avaliação

Edson Domingos Esteves
Motorista e Logistico

Rosita Januário
Assistente de Escritorio